Postagens Populares

27 abril 2017

Ministério da Saúde alerta para aumento de obesidade no Brasil

Foto: Internet
Na semana passada o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa alarmante, a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, isso significa que em dez anos a população obesa passou dos 11,8% que havia em 2006 para 18,9% em 2016. No mesmo período o sobrepeso cresceu 26,3%, no período de 2006 os entrevistados tinha excesso de peso em 42,6% dos casos, dez anos depois este mesmo dado saltou para os 53,8%. O fisioterapeuta Leonardo Machado fala que além de problemas nas taxas metabólicas e bem-estar, a obesidade pode ir além e afetar ainda mais a vida dos brasileiros.

O sobrepeso provoca inúmeras mudanças funcionais. As primeiras a serem destacadas são aquelas relacionadas a estrutura dos joelhos. Em razão da maior necessidade de adequação ao desequilíbrio de massas, os joelhos tenderão a se aproximar enquanto os pés se afastam. Tal mudança estrutural poderá impôr mudanças na marcha e, a longo prazo, sobrecarga sobre porções específicas das articulações, O nosso corpo é todo construído em um desenho estrutural ideal de funcionamento, quando se desvia deste desenho há uma maior probabilidade de dores e disfunções embora isso não venha a ser regra. Reforçar que a partir do momento em que a mudança da forma do osso já se instalou a probabilidade de se corrigir naturalmente é muito menor", comenta Machado.

Um outro aspecto relacionado ao mesmo problema é a tendência de dores corporais difusas. "A obesidade já é, por si só, um processo inflamatório, tal inflamação não se dará apenas no tecido adiposo mas também em outros como músculos, tendões e ligamentos. Há chance das dores tornarem-se crônicas e afetar o rendimento escolar dessas crianças", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário