Postagens Populares

27 outubro 2016

Berta Loran consolida sucesso aos 90 anos

Foto: Divulgação
Em 1937 nascia em Varsóvia, na Polônia, a judia, Basza Ajs, após alguns anos fugindo do nazismo na Europa, ela muda com os pais e os cinco irmãos para o Brasil. Ao chegar a família se instala em um sobrado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Ao ingressar no teatro, por incentivo do pai (José Ajs, ator e alfaiate), no início da década de 1940, passou a adotar o nome artístico Berta Loran.

Após 80 anos  de Brasil ela se consolida como uma das maiores humoristas do Brasil e aos 90 anos de idade já conta sua trajetória em um livro escrito pelo produtor de cinema João Luiz Azevedo que foi lançado junto com sua biografia em março de 2016 na data de seu aniversário.

Berta Loran marcou o cinema, a televisão e o teatro brasileiro com personagens inesquecíveis como as lusitanas:  Manuela D'Além-Mar que interpretou na Escolinha do professor Raimundo em 1991 e Manuela da Silva no filme 'Até que a Sorte nos Separe 2' entre muitos outros personagens não lusitanos.

Berta participou de aos menos 14 filmes, 16 peças de teatro e por ter uma forte influência na televisão ela participou de sete novelas, além diversas participações em programas humorísticos, séries e minisséries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário