Postagens Populares

10 abril 2014

Mostra em Milão promove moda brasileira no contexto da Copa do Mundo 2014

Foto: Divulgação
Onze renomados estilistas brasileiros participarão da exposição Camisa 10: Moda & Futebol, de 8 a 13 de abril, no Salão Brazil S/A, evento oficial do Brasil, que acontece paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão, numa realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais – Sindivest – e do TS Studio, com patrocínio do Sesi.

Os designers Lucas Magalhães (Lucas Magalhães), Patrícia Bonaldi (Patrícia Bonaldi), Camila Faria (Vivaz), Gina Guerra (Gig), Patrícia Motta (Patrícia Motta), Tetê Rezende (Tetê Rezende), Alessa (Alessa), Helen Rodel (Helen Rodel), Julian Gallasch (Dudalina), Renan Serrano (Renan Serrano) e Thomaz Azulay (Blue Man) foram convidados por Tereza Santos, do TS Studio, responsável pela curadoria do projeto, para customizar a famosa camisa 10, ícone do futebol brasileiro, cada um deles explorando, com arte e criatividade, este símbolo material.

Os objetivos da mostra são projetar a imagem da moda brasileira e divulgar marcas do país, promover essa indústria como potenciais clientes no mercado internacional, estimular a geração de negócios, contribuir para a formação de novo olhar sobre o século 21 made in Brazil, difundir o trabalho dos designers nacionais e colocar a moda em destaque como um dos grandes exemplos de transformação do design nacional no processo industrial.

A camisa 10 é um dos elementos mais marcantes na tradição de um time.
Esse é um dos pilares que conduziram o projeto, que será apresentado em Milão.  De acordo com essa filosofia, a camisa 10 não representa apenas o melhor jogador, mas apresenta uma tradição desse espírito de jogar.

Segundo Tereza Santos, a peça é um artefato de memória que desperta empatias com relação à imagem cultural do Brasil. “Esta mostra diz respeito à dimensão emocional do design porque apresenta as livres associações acerca do amor à uma camisa”, explica.

Cada interpretação apresentada pelos designers remonta à continua transformação desse símbolo memorial do futebol brasileiro. As peças narram ainda como o futebol se constituiu no Brasil por meio de assimilação de outras culturas. “Elas representam nossa diversidade cultural, social e os infinitos modos de ser”, ressalta.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
                                                 

Foto: Divulgaçã
Foto: Divulgação
                 

2 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer que o blog é super legal. Antes de comentar dei uma olhada no conteúdo e achei super interessante. Agora um recado pra Cyntia: Mil desculpas por não ter respondido seu comentário no meu blog antes. Como estava afastada das postagens só o li agora. Mil desculpas mesmo! Se ainda estiver precisando da minha ajuda é só falar!
    Bjos :*

    http://hypnotisee.org

    ResponderExcluir
  2. Oii, acabei de descobrir o blog de vocês. Sou da UniCarioca também e já tinha ouvido falar muito bem sobre o "Tô na Moda" o Jorge Lucas, sempre comentava.
    Adorei as roupas da mostra.
    Vou dar mais uma "bizoiada" nas postagens.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir